FLORES

FLORES DO CAMPO

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Galeria da fotos do projeto ASAS DA LITERATURA






                                       APRESENTAÇÃO

 É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a construir sua autonomia como leitora. Para isso, é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos tanto na escola como em casa Mais produtivo, para quem quer formar leitores, é organizar rodas para o compartilhamento de opiniões entre os colegas.

Se os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com situação de compreensão de textos  envolvendo-os em diferentes  situações.nessa  fase da vida é preciso dar espaço para que as crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas  atribuindo sentido  ao que lê.

As crianças mesmo ainda não plenamente alfabetizadas devem ser estimuladas a ler. No contato pessoal com os livros, elas começam a desenvolver a autonomia - e isso só se faz lendo. Em classe, é possível também organizar atividades em duplas e, claro, discussões coletivas sobre as obras.

OBJETIVO GERAL

              Trabalhar diferentes gêneros literários, envolvendo o aluno em diferentes situações de forma a dá sentido a leitura despertando o prazer a partir da compreensão.


JUSTIFICATIVA
        O projeto tem como propósito direcionar um trabalho voltado para exploração dos mais diversos gêneros textuais, através de uma metodologia voltada para o lúdico, onde o aluno desperte para a leitura internalizando informações que irão  favorecer  seu crescimento intelectual dentro do processo de ensino aprendizagem. 


1º ETAPA
   Apresentação aos alunos dos diversos gêneros textuais a sarem trabalhados. ( música, fábula e contos infantis, )

2º ETAPA
Escolha juntamente com os alunos do gênero textual a ser trabalhado.

3º ETAPA

Definir a forma de apresentação do gênero escolhido
4º ETAPA

Definir cronogramas de exploração do gênero escolhido 
5º ETAPA

Organizar conteúdo contextualizado com gênero

6º ETAPA

Planejar rotina de trabalho adaptada a rotina diária
1ª vez por semana/ língua Portuguesa/Arte/ Educação Física.
7º ETAPA
     Culminância: apresentação dos alunos


                                     Avaliação
Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a literatura está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua presença no contexto educacional.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."
É importante focalizar que a prática de projetos literários  tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.











                                  


                    












Nenhum comentário:

Postar um comentário