APRESENTAÇÃO
É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que
o aluno começa a construir sua autonomia como leitora. Para isso, é importante
intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler
sozinhos tanto na escola como em
casa Mais produtivo, para quem quer formar leitores, é
organizar rodas para o compartilhamento de opiniões entre os colegas.
Se
os estudantes já estão habituados às rodas de leitura e têm contato com os
livros, cabe ao professor do 1º ao 5º ano começar a colocá-los em contato com
situação de compreensão de textos
envolvendo-os em diferentes situações.nessa fase da vida é preciso dar espaço para que as
crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas atribuindo sentido ao que lê.
As crianças mesmo ainda não plenamente alfabetizadas devem ser estimuladas a ler. No contato pessoal com os livros, elas começam a desenvolver a autonomia - e isso só se faz lendo. Em classe, é possível também organizar atividades em duplas e, claro, discussões coletivas sobre as obras.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar diferentes gêneros literários, envolvendo o aluno em
diferentes situações de forma a dá sentido a leitura despertando o prazer a
partir da compreensão.
JUSTIFICATIVA
O
projeto tem como propósito direcionar um trabalho voltado para exploração dos
mais diversos gêneros textuais, através de uma metodologia voltada para o
lúdico, onde o aluno desperte para a leitura internalizando informações que
irão favorecer seu crescimento intelectual dentro do
processo de ensino aprendizagem.
1º ETAPA
Apresentação aos alunos dos diversos gêneros
textuais a sarem trabalhados. ( música, fábula e contos infantis, )
2º ETAPA
Escolha juntamente com os
alunos do gênero textual a ser trabalhado.
3º ETAPA
Definir a forma de
apresentação do gênero escolhido
4º ETAPA
Definir cronogramas de exploração
do gênero escolhido
5º ETAPA
Organizar conteúdo
contextualizado com gênero
6º ETAPA
Planejar rotina de trabalho
adaptada a rotina diária
1ª vez por semana/ língua
Portuguesa/Arte/ Educação Física.
7º ETAPA
Culminância: apresentação dos alunos
Avaliação
Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a
utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem
inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo
em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a literatura está presente em todas as
culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais
religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua
presença no contexto educacional.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que
ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para
Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do
meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."
É importante focalizar que a
prática de projetos literários tem um
potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças,
favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta
um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário