FLORES

FLORES DO CAMPO

sábado, 19 de maio de 2012

AGENDA DA SEQUENCIA


ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE  ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
Pauta da Formação Continuada – Caderno 4


Data: 11/05/2012.
Horário: 13:00h às 18:00h.
Local: Esc. Edmundo Pinto
Duração: 4h/aulas
Conteúdo: Estudo da Sequência de Atividades: “Animais em Extinção”
OBJETIVOS:

·        Ler e analisar a Sequência de atividades: “Animais em Extinção”;

·        Adequar a Sequência estudada para ser trabalhada do 1º ao 5º ano.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

ENCAMINHAMENTOS:

1º MOMENTO:

Acolhida com leitura:

·        “Slide de motivação EDUCAÇÃO E VIDA”

·        Informar os objetivos da formação, bem como o conteúdo a ser trabalhado, justificando a escolha do mesmo.

·        Retomada os combinados no encontro anterior;/retomar o que foi discutido no encontro da Abaporu 2012.

·        Qual o objetivo das sequencia didáticas propostas?

2º MOMENTO:
  • Mapeamento dos conhecimentos prévios através de perguntas para obter conhecimento sobre os saberes do grupo:

Que procedimentos de estudo de texto você utiliza nas atividades de leitura de textos expositivos na sala de aula?

  • Socialização e registros das respostas. Colar no papel madeira e expor no local para retornarmos  no final do encontro.(avaliação).

3º MOMENTO:

  • Leitura colaborativa do texto “Estudar é aprender pela leitura e pela escrita” e apresentação dos exemplos dos procedimentos de estudo de texto e discussão em grupo.
  • Leitura  Reflexiva

      O papel da leitura feita pelo professor: A leitura colaborativa

4º MOMENTO: 1h e 30minutos
·        Oficina
  • Formar grupos;
  • Estudo e analise da proposta da seqüência:
  • Apresentação da seqüência “ Animais em Extinção
Lanche:

6º MOMENTO:

·        Socialização da oficina realizada apresentando as adequações feitas de acordo com o ano em que cada professor trabalha.

7º MOMENTO:

Tarefa de casa
·        Aplicar e registra a sequência “Animais em Extinção” em sala de aula.

COMBINADOS:
Quando os professores forem elaborar a rotina semanal e o seu plano diário, inserir a sequencia de atividades estudada. Que ela seja contemplada no mínimo três vezes ou duas por semana.


8º MOMENTO: 30 minutos


Avaliação

O que já sabia dessa seqüência?
     O que aprendi?
O que ainda preciso aprender?






























Referencias bibliográficas:
·        Série Caderno de Orientações Curricular – Caderno 4 – ABAPORU (versão prelimiar). Acre/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário