PLANEJAMENTO
HORIZONTAL E VERTICAL / 2013
MATRIZ CURRICULAR
PLANEJAMENTO A COM
OS PROFESSORES 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Data: 20/03/2013
Local: Escola Gov. Edmundo Pinto de Almeida Neto
Carga horária: 12h
Orientações Gerais
- Possibilitar aos professores momentos de interação e conhecimento no grupo.
- Implementação de ações que possam contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Reflexão sobre as principais ações propostas, como a institucionalização dos núcleos horizontal e vertical como espaços de formação e planejamento dos professores, troca de experiência e fortalecimento do trabalho coletivo.
- 1º. DIA DE
FORMAÇÃO (20/03/2013)
PERÍODO DA NOITEProposta 1Sequência de atividades
- Apresentar a pauta de trabalho.
- Informar que o planejamento proposto para as escolas tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento conjunto entre professores de um mesmo ano e entre professores de anos diferentes para favorecer a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.
- Explicar
que a organização dos professores do mesmo ano (planejamento horizontal) e
de anos diferentes (planejamento vertical) tem como objetivos a prática do
planejamento, o fortalecimento do trabalho coletivo e o compartilhamento
dos saberes como parte da formação de todos, além de potencializar o
ensino nas várias áreas a favor da aprendizagem dos alunos.
Planejamento horizontal -
Propor que os professores se organizem por ano que atuam (1º, 2º,3º, 4º,e 5º)2. Entregar o material referente ao planejamento horizontal correspondente a cada grupo para que realizem as atividades propostas.
2º. DIA DE
FORMAÇÃO(23/03/2013)
PERÍODO DA NOITE
– Planejamento vertical
Sequência de atividades
1
- Propor que os professores se
organizem por ano que atuam (1º, 2º,3º, 4º,e 5º)
2
Solicitar
que deem continuidade à tarefa referente ao planejamento horizontal, iniciando
com o planejamento bimestral e indo até o final.
3- Propor que os
professores agrupados por ano que atuam analisem as atividades do livro
didático que adotaram (aquelas que estão relacionadas com os conteúdos do
primeiro bimestre) e indiquem as adequações/acréscimos que precisam ser feitos
considerando o planejamento bimestral que elaboraram.
Observação: Professores de 1º e 2º anos (se não foi adotado
livro didático para esses dois anos, os professores devem planejar as
atividades para trabalhar os conteúdos indicados para o 1º bimestre).
Nenhum comentário:
Postar um comentário